Notícias

Fique sempre informado ...

  • Receita junta vidro com estrutura e chapas metálicas

    • 12/01/2018

Uso racional de recursos naturais, acessibilidade e conforto dos usuários orientaram a proposta de restaurante em fábrica na região metropolitana de Porto Alegre

Arquitetura Nacional: restaurante industrial, Gravataí, RS

Há setenta anos atuando no país, a Dana Incorporated, empresa de origem norte-americana que produz peças automotivas, possui unidades em Campinas, Diadema, Jundiaí, Limeira e Sorocaba, no estado de São Paulo, e em Gravataí, RS. É nesta última que fica o restaurante projetado pelo escritório Arquitetura Nacional, onde são diariamente servidas aproximadamente 2,5 mil refeições. A empresa pretendia unificar as duas construções existentes na fábrica onde eram preparadas e servidas as refeições e contratou o estúdio para desenvolver o projeto do novo restaurante.

O Arquitetura Nacional é um escritório de Porto Alegre fundado em 2010 pelos arquitetos Eduardo Maurmann, Elen Maurmann e Paula Otto que vem se destacando pela qualidade e diversidade de seus projetos – no primeiro semestre de 2017, o estúdio abriu uma unidade em São Paulo. Sobre o restaurante da Dana, a equipe relata que o projeto foi idealizado tendo como premissa o uso racional de recursos naturais e a preocupação com o desempenho energético do edifício. Acessibilidade e conforto dos usuários foram outros pontos que orientaram a proposta.

O programa solicitado pelo contratante está contido em um edifício equacionado a partir de estrutura metálica com uma planta que assemelha-se ao U - há um jardim ocupando o local entre as duas alas que reúnem, de um lado, os espaços de preparo e, do outro, a área onde são servidas as refeições. O traço limpo, correto e contemporâneo que costuma qualificar os projetos do estúdio também está presente no restaurante (belamente fotografado por Marcelo Donadussi) e faz com que o conjunto sobressaia no terreno plano e gramado onde, à distância, existem árvores de porte.